CERCA DE 70% DOS CASOS DE RECOLOCAÇÃO CONTRATADOS DESISTEM DE SE RECOLOCAR. Sabe por quê?


Saiba qual o motivo!

Dizem que “a necessidade é a mãe da invenção”. Pois o coaching de carreira é uma inovação. Nos últimos anos ele ganhou força. O motivo? Ele responde às novas demandas do mercado de trabalho, ajudando no desenvolvimento das novas habilidades e competências exigidas. Com isso, protege ou promove a empregabilidade, apoia na busca de novos “degraus” e no planejamento de carreira. O resultado: em vez de ser levado pela correnteza, você pilota seu barco e busca ativamente o seu norte de carreira.

No coaching de carreira, uma das demandas mais frequentes, e na qual somos especialistas, relaciona-se às crises. Crises na carreira acontecem e são ótimas ocasiões de mudança e de crescimento. Repensar e ajustar o rumo também é necessário de vez em quando, principalmente em um mercado mutante como o atual. Como acontece com o corpo, em que as dores mostram que algo não está bem e precisa ser mudado, na carreira também podemos perceber alguns sinais: contar os minutos para sair do trabalho, sentir desânimo na volta das férias, desmotivação, irritabilidade e agressividade, por exemplo. Retomar as rédeas não é fácil se você está confuso e com a autoconfiança afetada.

Reconhecimento da identidade profissional: Um processo de coaching de carreira tem como primeiro passo o reconhecimento da identidade profissional do cliente, o coachee. Este é o primeiro pilar: reconhecer o que realmente o motiva, suas principais fortalezas e quem é “você” profissionalmente. Conforme a metodologia, se for bem planejado e com o necessário aprofundamento, facilita, em curto espaço de tempo, a saída da crise e a prontidão para as fases seguintes do coaching de carreira.
A identidade e as suas capacidades de entregas, ou seja, seu valor profissional, precisam ser espelhadas no Currículo e nas redes sociais, em especial o LinkedIn. Essa é uma das fases que vêm depois do reconhecimento da identidade, dos motivadores e do perfil profissional. Há outras até a conclusão do processo, sempre alinhadas aos objetivos do coachee.

Recolocação ou mudança de postura interna? É comum que a crise venha acompanhada de demandas como “quero me recolocar”, “não aguento mais a empresa onde trabalho”, “não estou tendo oportunidades de crescimento”, ”meu gestor não me desafia”, “o clima de trabalho é péssimo”, porém, no decorrer do processo, novas descobertas mudam os pontos de vista e o objetivo de crescimento se cumpre na própria organização onde o coachee está. O cliente volta a sentir prazer em trabalhar na empresa, a mesma que foi alvo de tantas críticas no começo do processo de coaching.

Por quê?

De cada 10 clientes que chegam buscando recolocação, cerca de sete acabam mudando de estratégia na empresa, e três seguem na Recolocação. A maior parte revê e muda a leitura, a percepção, a interpretação de fatos, dados e comportamentos próprios e dos gestores. E quando entendem as coisas de outra maneira, sentem e decidem de outra forma.

Escolhas e decisões sem trair a identidade e o objetivo: os ambientes organizacionais, muitas vezes, são difíceis: vaidades, “puxação de tapetes”, mercado em crise, pressão por resultados com tempo insuficiente, gestores com perfis opostos aos nossos, erros de pares etc. e, a cada nova situação crítica, há uma postura ou atitude que deve ser tomada para resolvê-la.
Ocorre que, além das tempestades externas, coexistem os nossos pensamentos, frequentemente impróprios: medos, crenças e estereótipos, que induzem a escolhas que não nos ajudam a vencer.
Posturas e reações que fazem “perder pontos”, criam uma imagem negativa e não geram ganhos para ninguém. Perde a empresa e perde o colaborador.

Em cerca de 70% das situações no coaching de carreira, os clientes encontram diferentes formas de lidar com as adversidades, gerenciam as situações críticas e os conflitos, aprendem sobre si mesmos e suas reações; isso muda todo o cenário e, consequentemente, o resultado.

Os problemas no trabalho como ocasião de evoluir: Sua mudança é transformadora. Acreditamos muito nisso! Ao invés de apontar e focar em erros externos, podemos vê-los como grandes oportunidades de fazer a diferença! Por isso, quando o cliente se transforma, ajuda o seu mundo a mudar também. O trabalho também é ocasião de evoluir, de lapidar quem se é!

“O coaching de carreira me fez muito bem. Mudou meu Mindset. Com certeza, 2018 foi o ano mais feliz da minha vida profissional”. Emanuelle Keller.

 

Veja alguns exemplos reais:

ANTES DO COACHING DE CARREIRA DEPOIS DO COACHING DE CARREIRA
Case 1: Há 5 anos no mesmo cargo sem novos desafios ou rumos de carreira; desmotivada e desejando sair da empresa; vida pessoal, emocional e relação com gestor direto afetada. Transferência indesejada para outra área.

 

Novas oportunidades se abrindo na empresa; reconhecimentos verbais de sua atuação em situações críticas; motivação, segurança sobre seu valor profissional e energizada para o trabalho. Chamada para uma nova oportunidade externa percebeu que estava, agora, gostando da atual empresa e sem vontade de deixá-la.
 

Case 2: Há 8 anos esperava por uma promoção sendo muito preparado, aderente aos valores da companhia; acreditava na área da empresa onde atuava, ao contrário da estratégia da empresa.

 

Ao final do processo, com novas atitudes estratégias e com uma mudança no seu estilo de comunicação, passou a ser visto e finalmente recrutado internamente em cargo de Coordenação em área par.

 

Case 3: Grande crise com empresa e atitudes machistas de colegas e gestores. Segura de que queria recolocação.

 

 

Ao final do processo tinha clareza de várias ações que reforçavam as “respostas” do ambiente organizacional. Não obstante a cultura do segmento e da empresa, aceitou convite para outra Unidade e com novos comportamentos se prepara para uma promoção.

Em todos os casos citados, a motivação baixa afetava a felicidade no trabalho e, em todos, havia mudanças comportamentais a fazer.

O que significa sucesso na vida profissional? Significa que o que você faz para ganhar a vida coincide com quem você é. É importante para você, atende seu propósito e é nesse trabalho que você entrega o seu melhor. É nele que você atende às suas ambições e aos seus motivadores. Isso significa que as oscilações no meio externo, que continuarão a existir onde quer que você vá, afetam pouco, e apenas temporariamente, seus motivos para seguir em frente e se dedicar.

Sucesso na vida profissional é o objetivo e a razão de existir do Coaching de carreira.
Denise Bee. Coach e Counseling de carreira. Master Coach executiva, de carreira e de negócios, Mentora com mais de 25 anos de experiência em desenvolvimento de pessoas e empresas. Founder da Critério Humano – Desenvolvimento e Gestão de Pessoas. Coautora do livro Empreendedor Total.

×