Múltiplos talentos nem sempre significam uma carreira feliz.



Você conhece pessoas que nunca seguiram um norte de carreira e ficaram pulando de um projeto a outro?

Tem percebido que elas ficam felizes por um tempo e depois voltam a se sentir incompletas e começam a pensar em mudar de rumo?

E pasme! Elas podem ser boas naquilo que fazem e se dar bem em vários lugares. Só que elas não conseguem seguir em frente.

Por que isso acontece?

Elas não conseguem compreender isso em si mesmas. Não conseguem entender o que acontece. A família sofre junto, amigos tentam ajudá-las sem sucesso.

É importante observar que, para os mercados e para o mundo profissional, em muitas profissões e carreiras, somos todos um pouco jardineiros, um pouco agricultores. Há que semear, regar, adubar a terra e aguardar a estação dos frutos. Há que persistir, superar obstáculos, lidar com o lado ruim (sempre tem, não é?), enfrentar os desafios e seguir “se construindo”, edificando o próprio sucesso. Ele não vem sem esses ingredientes. Some a tudo isso criatividade e capacidade de se reinventar numa economia volátil, globalizada e competitiva.

Então, uma atitude inconstante acaba, muitas vezes, comprometendo os resultados, já que a decisão de mudar de projeto acontece de novo, e de novo… Não dá tempo de frutificar e amadurecer, pois logo vem outro impulso de mudar de rumos.

Muitas vezes, deparei-me com pessoas debatendo-se para se encontrar na carreira. Eu apoio as pessoas nessas questões e em seu desenvolvimento com mentoring e coaching há mais de 25 anos. Amo fazer isso!

Mas, mesmo com tanto tempo de atuação, ainda preciso estar aberta a aprender. E são as histórias de vida que me ensinam muito. Eu aprendo enquanto trabalho, e ele (o meu trabalho) é um dos meus jeitos de aproveitar a vida.

Há pouco tempo entendi como sócia e cofounder de uma empresa de assessment, a SOLUT Brasil, que isso se explica também (não unicamente) por um tipo muito específico de perfil.

Na SOLUT Brasil, chamamos de Perfil Múltiplo. Perfil Múltiplo significa que todos os quadrantes (Idealização, Estruturação, Conexão e Realização) têm pontuação similar. Isso deixa menos claro e muito abrangente o leque de áreas preferidas ou nas que há potencial a ser explorado.

O Perfil Múltiplo pode ser decorrência de uma longa trajetória e de investimento em desenvolvimento pessoal e profissional. Neste caso, os percentuais com pontuação similar indicam o desenvolvimento, ou melhor, o resultado dele. São os casos de pessoas que se desenvolveram, evoluíram e ampliaram seu potencial.

Quando este perfil se revela Múltiplo desde muito cedo na história de vida, veremos inconstância e pluralidade, e também indecisão. O Perfil Múltiplo confirmado como tal desde cedo pode não representar uma vantagem. Isso, porque traz justamente essa indecisão e descontinuação de projetos.

Pessoas que pularam muito de um “galho para o outro” e não conseguiram seguir muito tempo em um projeto, invariavelmente, sentiam que, ao fazer a escolha X, estavam perdendo uma parte de si mesmos, ou várias partes, desperdiçando outros talentos e possibilidades.

Múltiplos talentos nem sempre significam uma carreira feliz. Pode significar uma grande indecisão.

Note que são duas coisas diferentes: uma é saber se reinventar e aperfeiçoar ou reinventar o próprio negócio. Isso todos precisamos! A outra é migrar constantemente, e sentir-se perdido ou não bem-sucedido e feliz profissionalmente.

Se você sente isso ou quer ajudar alguém, envie este texto a essa pessoa.

Compartilhe!

Quer conhecer a SOLUT ou fazer o seu Perfil? Então conte com a gente!

Denise Bee– Mentoring & Coaching: Coach executiva, de carreira e de negócios. Mentora com mais de 25 anos de experiência em desenvolvimento de pessoas e negócios. Psicóloga. Sócia diretora e fundadora da Critério Humano – Desenvolvimento e Gestão de Pessoas. Sócia da SOLUT Brasil. Coautora do livro Empreendedor Total.

×