Caminhos mortais: Falta de autoconhecimento, excesso de arrogância e pouca prática em gestão de pessoas são alguns dos principais passos que levam um líder ao fracasso



O artigo, pulicado na última edição da revista Melhor Gestão de Pessoas, aborda alguns dos quesitos para uma liderança eficaz.

O autoconhecimento e a visão clara do seu estilo de liderança se completam quando o lider entende o impacto destas características nos seus liderados e quando compreende os motivos do seu perfil comportamental.

Não pode faltar, o alinhamento do líder com a cultura. Para isso, porém, o lider precisa ter as competências de leitura do ambiente.

Uma coisa depende da outra. Se ele se conhece, consegue mapear melhor as pessoas e o passo seguinte fica mais fácil: lidar com pessoas iguais e diferentes dele, e fazer resultados através delas, o que, mesmo assim, sempre é desafiador.

Se ele se conhece e gerencia a si mesmo, está mais pronto para tudo isso e para desenvolver pessoas.

Costumo dizer que a capacidade de desenvolver pessoas é a última competência a ser trabalhada nos gestores, porque pressupõe e requer outras.

Boa leitura!

 

 

×