Duas coisas que todo líder precisa saber calcular.



Eu tive ocasião na minha vida, felizmente, de participar de muitos seminários sobre liderança, workshops e conferencias com palestrantes internacionais, em vários lugares do mundo. Muito se aprende nestas situações, não apenas nas conferencias, é claro, como no convívio com as pessoas, as culturas, e tudo o que pode ser vivenciado nestas ocasiões. Sou uma grande encorajadora de experiências deste tipo porque, de algum modo, tudo o que foi visto e entendido, fica disponível e volta à memória, quando é preciso.

Porém algumas coisas calam fundo e a gente nunca mais esquece.

Abaixo, uma das coisas que nunca esqueci:

Há duas coisas fundamentais que um líder precisa saber mensurar:

  1. A primeira delas, é como as pessoas (cada uma das pessoas com quem interage na hierarquia) ressoam nele. Ou, em outras palavras, que impacto elas causam no líder.
  2. A segunda, e mais difícil, é saber que impacto ele causa nas pessoas.

Mensurar que impacto o líder causa nas pessoas é fácil? Nem sempre, mas temos muitas ferramentas para isso nas empresas, nos programas de Avaliação de desempenho, feedbacks 360° e muitas formas simples de obter esta informação, com liderados,  sem falar nas conversas informais com amigos, colegas, familiares, e até com os nossos opositores, certo? São eles que às vezes podem nos dizer verdades como nenhum amigo diria…

Mas para tornar consciente o efeito dos outros em nosso perfil, isso pede autoconhecimento. É preciso aguçar a percepção, seja do contexto que de si mesmos. Requer saber prestar atenção e ouvir as suas próprias reações, enquanto ouve o outro. É quase como ser um ‘expectador’ de si mesmo, e depois, ‘estudar’ por alguns minutos o resultado. O que isso agrega? Muito! Porém é preciso trabalhar com este ‘conteúdo’, sem fazer projeções e confusões. Muitas conclusões inteligentes nascem destes momentos. E, decisões e ações vantajosas para o líder e para a empresa.

Essa dupla capacidade de cálculo, é muito trabalhada nos programas de Coaching e Couseling da Critério Humano.

Se gostar desta reflexão, compartilhe com seus amigos. Uma ótima semana a todos!

×