Recolocação ou Coaching de Carreira?



A insatisfação com a empresa é um dos motivadores para profissionais ou executivos buscarem serviços de Coaching de carreira.

As causas da insatisfação passam, com frequência, por três fatores:

1.cultura da empresa,

2. perfil do gestor direto, e

3. baixa mobilidade e ascensão profissional.

Cada empresa tem seu jeito de ser que depende do perfil dos fundadores, da história, da atividade fim, entre outros fatores. A leitura clara da cultura onde está inserido e o perfil dos interlocutores diretos, é, não raro, um gap a ser trabalhado.

Para agir de modo funcional, ou, para movimentar-se dentro de um sistema, antes é preciso compreende-lo. Costumo dizer que os ambientes tem paredes visíveis e paredes invisíveis. A compreensão ou leitura do ambiente, deve conseguir abranger também aquilo que é mais sutil (o invisível a um olhar não acurado).

Por isso se diz que o ingresso em uma nova empresa é sempre um momento delicado que deve ser acompanhado; porque apesar de todas as ferramentas, inventários comportamentais, e analises de perfil para seleção, o que há de mais difícil é prever como será a interação do perfil do novo executivo com a cultura da empresa.

Em vários casos de clientes que, nesses anos de experiência, tivemos a oportunidade e o prazer de trabalhar, percebemos que as mudanças do cliente dentro do coaching de carreira, segundo os gaps mapeados, de comunicação com o contexto, de atitudes, enfim, o progresso deles, os fizeram mudar de ideia: da busca de recolocação nasceu a vontade de permanecer na empresa. Porque novas portas se abriram.

Os novos posicionamentos frente à cultura e interlocutores permitiram trabalhar, de modo funcional, pelos seus objetivos de carreira, progressivamente consolidados.

A solução, então, veio da correta leitura do problema.

Saiba mais sobre Coaching de carreira:

https://criteriohumano.com.br/solucao/coaching-de-carreira-recolocacao/

Denise Bee- Mentoring & Coaching: Master Coach executiva, de carreira e de negócios, mentora com mais de 25 anos de experiência em desenvolvimento de pessoas e empresas. Fundadora da Critério Humano – Desenvolvimento e Gestão de Pessoas. Coautora do livro Empreendedor Total.

 

×