Seu Mindset, seu destino!



A palavra Mindset ganhou força ultimamente e vem sendo repetida por muitos trainers de Coaching e Coachs no mundo todo. Estamos falando dos modelos mentais. Estamos falando de crenças, de estereótipos, de modos de pensar a si mesmo e ao mundo.

O Mindset é como a sua mente, a minha e a de todos nós foi “formatada”. É uma programação que em algum momento sofremos e agora mantemos como se fosse o segredo de uma vida bem-sucedida e a garantia de sucesso, saúde e bem-estar. Trata-se daqueles aprendizados da infância, da adolescência ou de outras fases da vida, de pessoas com quem convivemos e das referências que orientam nossos comportamentos e nossas ideias.

Ilusoriamente pensamos que nos dirigimos autônomos com nossa mente, nossa racionalidade, nossa vontade… Mas é o Mindset que nos dirige. De um mundo de possibilidades de ação, o Mindset nos dá somente algumas. As outras não vemos! Sequer podemos imaginá-las!

Nos processos de Coaching é mister encontrá-las, afinal, não haverá mudanças se não ocorrer o desmascaramento desses ocultos “programas”. Estes se mantêm ocultos porque se mascaram de verdades que parecem boas, funcionais e, por isso, nunca são colocados à prova. Talvez foram realmente funcionais um dia, sendo agora replicados indiscriminadamente como uma “matriz de comportamento” aplicada a situações muito diferentes. Todavia, para o adulto que você é hoje e com os desafios que você tem à frente de uma empresa, ou na relação com um sócio, ou com um gerente, ou mesmo para enfrentar as crises, seu Mindset permite a atitude necessária?

Rever a própria mente tomadora de decisões, confrontá-la quanto à funcionalidade, é uma das questões-chave do Coaching. Engana-se quem pensa que isso acontece uma ou duas vezes dentro de um processo com 10 a 12 sessões. Na verdade, é uma constante!

Podemos fazer isso sozinhos? Outro engano! A experiência revela que dificilmente conseguimos ver, pinçar, questionar e mudar crenças sem ajuda externa profissional, num primeiro momento.

Nas conversas corriqueiras, as crenças não emergem. Operando desconhecidas, elas destroem. Mas em conversas estruturadas, reflexivas e inteligentes, como no ambiente criado no Coaching, elas podem ser devidamente flagradas. No lugar delas pode nascer uma nova visão, mais útil, mais funcional para a gestão e para os desafios do momento.

E você, já se deparou com más ou limitadoras crenças mascaradas de boas? Já se deu conta de que elas o impediram de obter maior satisfação na vida, melhores resultados financeiros, maior orgulho de si mesmo ou de contribuir mais no seu mundo?

Desestabilizar essas ideias e desmascará-las porque estão limitando a expressão da sua melhor parte é um dos grandes ganhos de um processo de Coaching, seja Executivo, de Business ou de Carreira.

Denise Bee:

Counseling de empresários  e executivos.  Master Coach executiva, de carreira e de negócios, com mais de 25 anos de experiência em desenvolvimento de pessoas e empresas. Founder da Critério Humano – Desenvolvimento e Gestão de Pessoas. Coautora do livro Empreendedor Total.

 

×